05 sinais para saber se você está em um relacionamento duradouro

“Quem sabe a solidão, fim de quem ama. Eu possa lhe dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama. Mas que seja infinito enquanto dure.” (Vinicius de Moraes)

O que faz um relacionamento ser duradouro?

Não há soluções mágicas, mas algumas mudanças simples, de comportamento como:

Ter mais autocontrole, ouvir mais o outro e entender que cada um tem seu papel na relação são algumas atitudes que, sendo colocadas em prática de forma consciente, se tornarão hábitos colaborando para que a convivência seja mais harmônica.

Além disto, casais felizes não são, necessariamente, mais ricos, mais bonitos ou mais bem sucedidos. Uma das características que os distingue, é que na convivência diária procuram pautar seus pensamentos e ações no amadurecimento emocional da relação, cobrando menos e dialogando mais.

Um erro comum é querer mudar a personalidade do outro de acordo com suas crenças e desejos. Cada pessoa tem seu universo e foi educada de uma maneira. Por isto, o namoro é considerado um importante estágio de convivência, antes de assumirem um compromisso mais sério. Outra singularidade é a incapacidade de comunicar opiniões divergentes de maneira equilibrada e respeitosa, levando a brigas infundadas e desnecessárias.

Há relacionamentos que se iniciam de maneira fantástica e terminam de repente. Outros começam com uma simples amizade e com o passar do tempo se transformam em casamentos duradouros.

Para manter o amor e a felicidade vivos em um relacionamento é preciso tempo, amor próprio, companheirismo, cumplicidade, bom humor e desejo.

Agora some às suas reflexões, as dicas abaixo, e promova grandes transformações em seu relacionamento.

1- Os casais felizes compartilham o que sentem

Falar com o companheiro é uma coisa, compartilhar ideias e experiências diárias e ouvi-lo é outra. Para alcançar a longevidade e saúde em um relacionamento, é de extrema importância que ambos compartilhem, com a alma, seus sonhos frustrações, inseguranças, ideais e projetos, ou seja, compartilhem o verdadeiro significado de uma convivência a dois.

2- Seja claro em suas colocações

Somos responsáveis pelo que falamos, e como nossa mensagem está sendo interpretada pelo outro. Desta forma, quando mais claro nos expressarmos , mais facilmente seremos entendidos. Sendo o dialogo uma conversa bilateral é válida a pergunta: “Você esta compreendendo o que digo?”. Todos querem ser entendidos, mas poucos se esforçam em se fazer entender.

3- Em caso de ânimos alterados, opte pelo silêncio.

Às vezes uma simples conversa pode se transformar em discussão. Por isto, diante de situações em que os ânimos podem ser alterados, opte pelo silêncio. Saber o momento de ficar quieto é uma atitude muito inteligente, pois mantem as emoções em equilíbrio e evita que acontecimentos desfavoráveis aconteçam.

4- Faça elogios sinceros

O elogio, quando sincero, estimula o outro a ser e fazer sempre o melhor. A valorização do parceiro é essencial para um convívio alegre e harmonioso. Pessoas com boa autoestima desenvolvem relações saudáveis com mais facilidade. Diga o que gostaria que ele disse a você.

5- Se conquistem todos os dias

È bastante comum no inicio de toda relação à vontade de ficar perto um do outro o tempo todo. Com o tempo, os parceiros, vão deixando que as ocupações profissionais e individuais, tenham prioridade o que acaba por afastar um do outro. As conversas se tornam mais raras, as demonstrações de carinho desaparecem e a satisfação da individualidade passa a comandar a relação. Atentando para este fato, permitam-se ao final de cada dia se reconquistarem, com muito carinho e envolvimento.

Não importa quanto tempo às pessoas estejam juntas ou se são muito ocupadas, para que a relação seja “infinita enquanto durar” é essencial que ambos, estejam comprometidos com a meta de ser feliz independente dos obstáculos que possam surgir.

Às vezes damos muita atenção e importância a coisas banais que, aos poucos vão minando a relação. Mude seu foco para o que realmente agregue felicidade na vida.

Surpreenda a si e ao outro, enviando uma mensagem de carinho, presenteando com flores ou simplesmente, dizendo o quanto é bom ter uma pessoal especial, a seu lado, para o que der e vier!

Sugestões de filmes sobre o tema:

  • Namorados para sempre
  • Minhas mães e meu pai
  • Longe dela