8 atitudes que fortalecem sua competitividade no mercado de trabalho

“O êxito na vida não se mede pelo que você conquistou, mas sim pelas dificuldades que superou no caminho.” ( Abraham Lincoln)

Atualmente, o mundo corporativo convive cada vez mais com mercados instáveis e turbulentos, o que pode levar a demissão de seus empregados. E é neste cenário de desemprego que emerge a preocupação com a (des)qualificação profissional para conseguir um novo emprego ou atividade.

Como desenvolver a capacidade competitiva para o atual mercado de trabalho? Como ter “empregabilidade” ?

Empregabilidade é um termo muito utilizado atualmente, e vem do inglês Employability e significa “o conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos que tornam o profissional importante para qualquer empresa”.

Reflita sobre as perguntas acima e perceba que investir em VOCÊ é a melhor aplicação que pode fazer .

Procure cursos existentes, não só em sua área de atuação, mas também aqueles que levam ao desenvolvimento pessoal. Aguce sua curiosidade , inflame seu idealismo , reforce o compromisso de “ser” e “ter” um diferencial para o mercado de trabalho. O acesso à internet facilitou o caminho na busca pelo conhecimento.

Quem tem conteúdo sai sempre na frente. Você deve ser o ponto de referência na empresa quando o assunto for relacionado à sua área. Informe-se sobre atualidades, economia, lazer, artes, esportes, internet, negócios, entre outros assuntos. Isto facilitará a interação com outras pessoas da companhia e de mercado de trabalho, tornando-o mais competitivo.

Profissionais competitivos tem suas atitudes pautadas na ética e no respeito mútuo, são determinados, práticos, rápidos e costumam ser bastante assertivos. Veja abaixo, outras dicas para potencializar seus conhecimentos e comportamentos.

Dicas para fortalecer sua competitividade

1- Seja Proativo

Ser proativo é ter uma capacidade aguçada sobre o que precisa ser feito . “São pessoas comprometidas com o trabalho. Não no sentido de ser reativa. Elas fazem o que precisa ser feito, vão além e trazem outros com elas”, diz o antropólogo Luiz Marins, autor do livro “Tudo o que é fácil já foi feito” (Editora Saraiva).

2- Assuma Riscos

Não permaneça na zona de conforto. Esteja aberto ao novo, surpreenda-se e ultrapasse seus próprios limites . Quando você se arrisca, pode perceber que não é tão bom quanto achava que era. Por outro lado, você poderá descobrir que é melhor do que pensava. Quanto melhor você se conhece, mais autoconfiante se torna para continuar arriscando.

3- Comunique-se efetivamente com todos

O mundo corporativo está atrás de indivíduos que saibam pensar em conjunto. Isso significa que as pessoas indispensáveis sabem dar feedback, transmitir conhecimentos e valorizar todos com quem trabalha. São capazes de gerar vínculos e contribuem para um ambiente corporativo amigável.

4- Leve outras pessoas junto

Profissionais ,altamente comprometidos com o que fazem, possuem habilidade de influenciar, positivamente as pessoas, sem manipula-las. Quando contribuem para o bem estar dos outros, se sentem, infinitamente, realizados.

5- Envolva-se com o que faz

As pessoas quando estão envolvidas com seus objetivos ou atividades, ficam surpresas com o quanto podem realizar. A paixão é atributo dos profissionais que querem crescer e aprender com os novos desafios. São pessoas cobiçadas pelas empresas.

6- Seja Ético

A ética exemplifica qual é sua posição e aquilo que você é. Se quiser investir em sua carreira, a longo prazo, seja ético.O senso ético elevado de uma pessoa a diferencia, positivamente, dos demais.

7- Utilize as Redes Sociais para trocar informações

Uma rede de contatos é essencial para todo o profissional. A troca de experiências ou a indicação de algum amigo pode ser uma vantagem a mais, perante os outros candidatos.

8- Estude sempre

Workshops, cursos de aperfeiçoamento pessoal, profissional e língua estrangeira, palestras, seminários, pós-graduação, entre outros, fazem parte de uma capacitação técnica continua, e constituem um grande diferencial em  seu Currículo!