Dicas para melhorar sua autoconfiança e ser um profissional de sucesso

gatinhoautoconfianca090216

“A confiança em si mesmo é o primeiro segredo do sucesso”. (Ralph Waldo Emerson)

Da mesma forma que ansiedades e medos podem prejudicar o desempenho profissional, a autocrítica severa que muitas pessoas fazem de si mesmas, são obstáculos para a conquista do sucesso.

No mundo de hoje somos obrigados a tomar decisões o tempo todo e de forma rápida, por isto precisamos eliminar todos os entraves emocionais e crenças limitantes que impedem a evolução pessoal.

Autoconhecimento é o primeiro passo a ser dado para identificar não só as limitações, inseguranças, duvidas e incertezas, como também as preferências pessoais no trabalho e outras esferas da vida.

Saber a respeito de si mesmo ajuda a superar as dificuldades e favorece na tomada de decisões. Quem conhece a si mesmo, tem autoestima fortalecida, valoriza suas conquistas, é mais confiante emocionalmente, além de administrar bem as frustrações e solavancos da vida.

È fato que em situação de crise ou perda financeira, a pessoa pode ter sua autoconfiança estremecida, mas com certeza, buscará em seus recursos internos, estímulos para seguir em frente, com determinação.

Estratégias para desenvolver sua autoconfiança 

  • Liberte-se de padrões destrutivos
  • Reconheça seus limites.
  • Em vez de olhar somente erros, mude o foco para as qualidades.
  • Se não está feliz com alguma coisa que pode ser mudada.
  • Faça imediatamente. Se não puder mudar, aceite. Transforme seus temores em sonhos.
  • Assuma a responsabilidade pela sua vida
  • Decida viver o agora e faça o que estiver ao seu alcance para melhorar o presente e o futuro.
  • Não lamente o passado e nem se queixe das condições adversas. Errar faz parte do processo de aprendizagem e do amadurecimento, aprenda com os erros.
  • Atualize-se. Procure aprender coisas novas sempre. Isso proporcionará a descoberta de novos talentos e fará com que desenvolva novas habilidades. Estude e adquira conhecimento, aprimorando constantemente sua capacidade comunicativa, de raciocínio e de memória.
  • Determine metas As metas dão significado à vida. Aprenda a traçar metas em sua vida, sejam elas, pessoais, profissionais, ideais materiais, novos padrões de comportamento, sentimentos e atitudes. Planeje, escreva e visualize toda mudança que quer conquistar, acreditando plenamente, em cada uma destas metas e em sua capacidade de concretiza-las.
  • Tipifique-as e estipule prazos reais, pensando nos resultados e elaborando meios de se chegar a eles.
  • Mantenha o foco. Uma vez determinados seus ideais, torna se essencial focar na realização dos objetivos planejados. Alinhe suas atitudes, pensamentos e investimentos com estes novos propósitos de vida.

Lembre-se: tudo o que a mente humana pode conceber e acreditar, ela pode conseguir. A autoconfiança é uma competência pessoal que precisa ser estimulada e aperfeiçoada regularmente.

Quanto mais praticar as ações que contribuam para o alcance dela, mais seguro e determinado você se sentirá para alcançar o sucesso profissional!

Se você gostou, compartilhe essa matéria ...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someonePrint this page