Domingo de Carnaval com eclipse solar parcial

Domingo de Carnaval com Eclipse solar parcial

Neste domingo de Carnaval acontece um eclipse solar que será visível apenas no Hemisfério Sul. Trata-se de um fenômeno astronômico no qual a Lua passa na frente do Sol, impedindo momentaneamente sua visão e poderá ser visto na maior parte do Brasil.

O fenômeno vai atingir seu ponto máximo entre 11h e 12h30 e pode durar até três horas. Em algumas regiões do Chile, Argentina e África, ele será anular (quando a Lua cobre o Sol quase completamente, deixando apenas um anel brilhante), mas no Brasil, ele será parcial, com uma meia-lua luminosa que poderá ser vista no céu.

Gustavo Rojas, astrônomo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) faz um alerta para os observadores:

“Nunca se deve olhar para o Sol sem proteção”, adverte.

“A intensa radiação solar pode danificar a visão em instantes. Por isso, é preciso utilizar proteção adequada, como filtros astronômicos ou vidros como os usados em máscaras de solda.”

O especialista também avisa que não se deve utilizar óculos, binóculos ou telescópios, instrumentos que concentram os raios solares e podem causar graves danos à visão.

mudancadeparadigmas.com

 

Se você gostou, compartilhe essa matéria ...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someonePrint this page