Vitimas da Samarco votam hoje para escolher onde o distrito de Bento Rodrigues será reconstruído

 Os ex-moradores de Bento Rodrigues, o distrito de Mariana destruído em 5 de novembro do ano passado com o rompimento da barragem da Samarco, escolhem hoje (6) o local em que a vila será reconstruída. A votação acontecerá no centro de convenções da cidade e está prevista para ser concluída às 17h.

Três áreas foram selecionadas pelas cerca de 230 famílias do distrito que tiveram as casas destruídas na tragédia. Um conhecido como Bicas, pertence à própria Samarco e fica a cerca de 15 quilômetros de Mariana. O outro, chamado Carabina, está a cinco quilômetros da sede do município e o terceiro, o Lavoura, que pertence à siderúrgica ArcellorMittal, está a oito quilômetros da cidade.

Entre os critérios utilizados para a definição dos terrenos que serão colocados em votação está a disponibilidade de água e condições naturais para a agricultura. Bento Rodrigues ficava a cerca de 30 quilômetros de Mariana. Além da destruição do distrito, a lama que vazou da barragem da Samarco matou 18 pessoas. Uma ainda está desaparecida. Informações: Estadão

BentoRodriguesdistrito070516

mudancadeparadigmas.com