Você tem consciência ambiental? – assista ao vídeo e saiba

Meioambiente040616

Destruir e dominar são atributos inerentes à raça humana. Em nosso país, essa realidade é muito antiga, desde que os portugueses desbravaram nossas florestas em busca de especiarias e do pau-brasil. Do século XVI aos dias atuais, essa mentalidade pouco mudou, comprovada pela crescente necessidade de consumo que exigem cada vez mais dos recursos da natureza.

O uso predatório ocorre nas mais variadas formas:

crescimento urbano não planejado, queimadas, uso de áreas para atividades da agropecuária, construção de hidrelétricas, muitas vezes em localidades com rica fauna e flora e, sem esquecer, a tendência mundial do biocombustível como fonte de energia, demanda por matérias-primas para produtos cosméticos.

Certamente, o termo consciência ambiental é um dos mais utilizados em diversos níveis de nossa sociedade.

Mas, afinal, o que significa ter este tipo de consciência?

Trata-se da habilidade de compreender o meio ambiente em que se vive e as ações realizadas em relação a ele, os impactos causados a curto, médio e longo prazos. Esta consciência só se torna completa, porém, quando a percepção amplia-se a ponto de se perceber não apenas a própria casa, mas todo o planeta, como o ambiente em questão. É saber que suas atitudes com relação ao meio ambiente terão consequências que e retornarão a você.

A consciência ambiental, assim como qualquer outra consciência, tem pouquíssima utilidade quando não é transformada em ação, quando não é capaz de modificar atitudes ,mobilizar grupos e pessoas na busca por soluções.

E, quanto mais forte for a consciência ambiental, maior também será o senso de responsabilidade em relação ao planeta.

A consciência ambiental e ecológica tem o papel fundamental de nos fazer refletir, para agir.

mudancadeparadigmas.com

 

 

Se você gostou, compartilhe essa matéria ...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someonePrint this page