Washington Post – “Jogos Olímpicos da sujeira”

OlimpiadasdaSujeira210716

O jornal americano The Washington Post, um dos mais prestigiosos do mundo, publicou,nesta quinta-feira(21) um artigo intitulado “A lagoa em frente ao Parque Olímpico do Rio é tão imunda que os peixes estão morrendo” e apontou a Rio-2016 como “Os Jogos Olímpicos da sujeira”.

A publicação lembra que o Brasil prometeu “jogos verdes para um planeta azul”, mas não conseguiu despoluir as ruas e a lagoa de Jacarepaguá, próximas ao Parque Olímpico, muito menos a Baía de Guanabara, que sediará diversas provas aquáticas.

“Quando falamos sobre o legado ambiental, falamos de saúde pública. Neste aspecto, o Rio é um fracasso”, afirmou o oceanógrafo David Zee.

O jornal mencionou ainda o “cheiro podre” no entorno do Parque Olímpico e em entrevista com pescadores da região de Jacarepaguá, eles confirmaram que “a lagoa está morta” e que peixes costumam flutuar pelas águas cinzentas.

A responsabilidade pela poluição é do governo do Estado e das “comunidades ricas e pobres da cidade”, que atiram lixo nas águas. Um porta-voz da Secretaria do Meio Ambiente do governo do estado disse anonimamente que os esforços para despoluir as lagoas sofreu por causa da “falta de coesão entre os diferentes órgãos governamentais responsáveis.”.

O Washington Post também recorda o estado de calamidade pública, decretado no mês passado. Informações: Veja

mudancadeparadigmas.com

Se você gostou, compartilhe essa matéria ...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someonePrint this page